quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

III Copa América Alternativa



Entre os dias 23 e 26 de janeiro, ocorreu em Resistencia, Chaco, Argentina, a III Copa América Alternativa Hombre Nuevo. Mais de trinta equipes masculinas e femininas participaram da edição. O Pelada da Esquerda esteve representado por Marcelo Forró, Luis Ernesto Acosta e Gabriel Marques, que se juntaram aos camaradas do Lado B, de São Paulo, e de La Cuchimarra, da Argentina, formando a equipe vice-campeã do torneio. 

Com um empate por 3 x 3 e uma vitória por 3 x 1 na fase de grupos, Lado B garantiu a primeira colocação e a vaga nas semifinais. Com um gol no final do jogo, venceu por 2 x 1 a semifinal. Apesar do domínio do jogo na final, a equipe foi derrotada por 1 x 0, voltando para o Brasil com a segunda colocação e a grata experiência da união entre argentinos e brasileiros.

A III Copa América também teve atividades culturais, como teatro, apresentações musicais e exibição de documentários. O homenageado do torneio foi o estudante colombiano Camilo Agudelo, falecido em 2013 e jogador do Pelada da Esquerda na I Copa América, em 2012, em Jesus María.

No vídeo acima, está a Abertura Oficial do torneio, que contou com a homenagem a Camilo Agudelo, a distribuição de calendários com a logomarca da Copa para as equipes participantes, a leitura da saudação da Comissão de Paz das FARC e a saudação brasileira, relatando as lutas no país e a campanha #NãoVaiTerCopa, enfrentando os ditames da FIFA.

O Pelada da Esquerda, em reunião, decidiu defender que a periodicidade da Copa América passe a ser bienal, para que as equipes tenham mais tempo para garantir os recursos e participar deste importante evento esportivo, político e cultural.

Viva Che Guevara! Viva o Futebol como prática social dos povos! Viva a Luta da Juventude e da Classe Trabalhadora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário