domingo, 13 de outubro de 2013

III Copa América Alternativa Hombre Nuevo

O Pelada da Esquerda F. C. esteve presente nas duas edições da Copa América Alternativa e já se organiza para participar da III, entre os dias 23 e 26 de janeiro do próximo ano, também na Argentina. Segue abaixo a convocatória explicativa sobre o torneio, traduzida para a língua portuguesa.

III COPA AMÉRICA ALTERNATIVA HOMBRE NUEVO

23 a 26 de janeiro de 2014

RESISTENCIA - CHACO –ARGENTINA

De 23 a 26 de janeiro de 2014 ocorrerá na cidade de Resistencia, capital da província de Chaco, na Argentina, a III Copa América Alternativa Hombre Nuevo, que será a terceira experiência sul-americana de futebol alternativo. Depois de Jesús María, na província de Córdoba (2012) e Gualeguaychú, em Entre Ríos (2013), a Copa acontecerá novamente na Argentina.

Nas demais ocasiões, participaram clubes e jogadores do Brasil, Chile, Inglaterra, Lituânia, Bélgica, Alemanha, além de equipes das cidades de Mar del Plata, Rosario, Córdoba, Gualeguaychú, Buenos Aires e Chaco. A primeira experiência foi documentada pelo Colectivo Hombre Nuevo, que realizou o filme "Copa Hombre Nuevo, una película de fútbol", que retrata o espírito do evento.

A maioria dos clubes participantes foi formada a partir de espaços de militância, no âmbito universitário, organizações sociais e trabalhos em bairros populares de suas regiões e outros espaços de organização. É similar entre os clubes o questionamento do "futebol para poucos", onde geralmente podemos assistir ao futebol, mas não praticá-lo. A luta pelo direito das crianças e jovens ao esporte também nos une, questionando os monopólios privados e os negócios governamentais dominados pela FIFA e suas expressões nas confederações de cada país. O desafio é fazer um futebol diferente ao que hoje é dirigido pelas grandes empresas que utilizam este esporte universal como janela comercial, questionando esse futebol de mercado que hoje monopólios e governos tentam nos amarrar.

Em 2013, em particular, os irmãos brasileiros têm protagonizado um processo de intensas mobilizações que teve como pano de fundo o questionamento aos gastos que os governos têm realizado para garantir os megaeventos esportivos (Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014, Jogos Olímpicos 2016) e a falta de investimento em moradia, saúde, educação e ao próprio serviço de transporte público. Semelhante situação ocorre na Argentina, onde para os setores populares é cada vez mais difícil ingressar nos estádios, seja pelo valor dos ingressos como pelo contexto de violência promovida pelos arruaceiros em conivência com as políticas e o governo.

Sede: Resistencia - Chaco - Argentina

Chaco é terra para lutar, onde cresce a luta dos trabalhadores e do povo, protagonizada pelos professores em busca de aumento salarial e orçamento para a educação; os bairros por trabalho, terra e moradia; os povos nativos - Qom, Mocoit, Wichí - por seus territórios; e os campesinos pobres por sua subsistência diante do avanço da fronteira do agronegócio.

A semelhança do povo chaqueño, seus padecimentos e sua luta, pela conquista de seus direitos, com outras equipes que vêm de outros lugares, expressaram o internacionalismo com a luta e a resistência e rebeldia dos povos latino-americanos. A III CAA "Hombre Nuevo" não escapa a estes contextos e essas lutas e será espaço de troca de experiências de organização e militância com o futebol como elo entre diferentes partes do mundo.

A partir do futebol, buscamos contribuir para a construção de uma cultura que seja parte destes contextos de rebeldia, que denuncie as injustiças e possa mostrar uma realidade que muitas vezes é escamoteada, uma cultura que lute pelos direitos do acesso ao esporte, como parte das reivindicações que mobilizam povos ao redor de nosso continente.

Sobre as equipes locais

Chaco participou da segunda experiência de futebol alternativo em 2012, com dois times: 

"Los Imer", equipe masculino. A Copa entusiasmou a garotada do CUBa-MTR, jovens trabalhadores da construção que constroem moradias, destinadas comunitariamente aos integrantes desta organização. Armaram a equipe em horas e batizaram-na "los Imer" em memória a Ibmer Flores, jovem Qom assassinado que viajaria para se comprometer com outro futebol, solidário e internacionalista.

"Las rebeldes", equipe feminina que se fez nos campos de futebol feminino no torneio que as reúne, integrando a força para construir a Copa, com o objetivo de derrubar barreiras, contra a discriminação e o machismo.

Para ambas as equipes, foi o início de uma experiência que seguem buscando aprofundar e caminhar conjuntamente.

Rumo à III Copa América Alternativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário